imunização

Fiocruz vai entregar 5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 na sexta

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Alan Orlando (Especial/Arquivo/Diário)/

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta quarta-feira que vai entregar, na próxima sexta, 5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, produzidas pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). A quantidade supera a previsão inicial para esta semana em 300 mil doses.

Vigilância Sanitária conclui que não há erros na produção e controles de volume da CoronaVac

Por questões logísticas relacionadas à distribuição das vacinas, a Fiocruz passará a liberar os lotes para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) sempre às sextas-feiras. Segundo a fundação, a decisão foi tomada em conjunto com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Ministério da Saúde orienta vacinação em pessoas com comorbidades por idade

Na semana passada, Bio-Manguinhos também liberou 5 milhões de doses, porém em duas remessas, na quarta e na sexta-feira. Para a semana que vem, o cronograma prevê mais 6,7 milhões de doses, o que fará com que a fundação entregue mais de 18 milhões de doses no mês de abril.

Para os próximos meses, a programação é que as entregas cresçam em volume e cheguem a 21,5 milhões, em maio; 34,2 milhões, em junho; e 22 milhões, em julho. Desse modo, a fundação cumprirá a meta de produzir 100,4 milhões de doses a partir do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado, conforme acordo de encomenda tecnológica firmado com a farmacêutica AstraZeneca. No segundo semestre, a Fiocruz prevê produzir 110 milhões de doses com IFA fabricado no Brasil.

Já foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações 14,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, sendo 10,8 milhões produzidas por Bio-Manguinhos. As outras quatro milhões foram importadas prontas da Índia nos meses de janeiro e fevereiro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com mais doses para segunda aplicação, expansão de grupos caiu em abril Anterior

Com mais doses para segunda aplicação, expansão de grupos caiu em abril

Próximo

Vigilância Sanitária conclui que não há erros na produção e controles de volume da CoronaVac

Saúde